Blocos lexicais

Lexical Chunks



Quer acelerar sua fluência em inglês? Então, aprenda grupos ou blocos de palavras e não palavras isoladas.
Quando você aprende blocos lexicais, seu cérebro registra cada bloco como se fosse uma unidade lexical.
Agora pense comigo.
Se ao invés de aprender palavras isoladas, você aprende blocos de palavras e armazena as palavras desse bloco em sua memória ao mesmo tempo como se esse bloco fosse uma única palavra, seu tempo de aprendizagem diminui ABSURDAMENTE. Para que levar anos para aprender algo que você pode aprender em meses?
Esse é o segredo do método Fluência Lexical Acelerada em Inglês.
E para facilitar ainda mais seu aprendizado, esses blocos lexicais podem ser agrupados, apresentados e aprendidos através de diferentes categorias de vocabulário. Veja algumas delas abaixo:





  Collocations


Em qualquer língua, existe uma combinação natural e espontânea de palavras que os nativos do idioma usam no dia a dia. Eles não pensam sobre qual palavra eles devem usar para combina com outra. Essa combinação acontece de forma involuntária. Se você usa uma palavra ‘inadequada’, um nativo rapidamente reconhece o erro. Por exemplo, em inglês não se diz ‘Can you make me a favour?” e sim “Can you do me a favour?”. E olhe que esse é um exemplo bem simples.
Veja outros exemplos abaixo.

What time do you have breakfast?

(Você também pode dizer “eat breakfast”.)

(A que horas você toma café?)

What’s the opposite of heavy rain ?

(e não ‘strong rain’)

(Qual o oposto de chuva forte?)

  Polywords


Polyword é quando você tem um grupo de palavras (expressão, sintagma ou locução) que comunica uma ideia, um conceito, um fato ou uma ação. Por exemplo, para aprender a expressão ‘by the way’ (a propósito) você não precisa aprender ‘by’ (por), ‘the’ (o, a, os, as) e ‘way’ (caminho) separadamente. Aprenda a expressão inteira, ou seja, as três palavras de uma só vez.
Veja outros exemplos abaixo.

Every now and then I receive e-mails from my former students.

(De vez em quando eu recebo e-mails de meus ex-alunos.)

As far as I know, he’s a nice guy.

(Pelo que sei, ele é um cara legal.)

  Daily sentences


Daily sentences são frases prontas usadas pelos nativos do idioma no cotidiano de suas vidas. Você não precisa aprender os tempos verbais ou estruturas gramaticais contidas na frase. Para se comunicar bem, tudo que você precisa é aprender a frase toda. Pronto!
Você certamente já conhece algumas delas.
Vejamos alguns exemplos.

Nice to meet you

(Prazer em conhecer você.)

What's your name?

(Qual o seu nome?)

  Phrasal verbs


Quem nunca ouviu falar dos famosos phrasal verbs? Não há uma tradução exata para ‘phrasal verb’ em português porque NÃO temos esse tipo de estrutura verbal em nosso idioma. De qualquer maneira, você precisa aprender essas formas verbais, pois elas são extremamente comuns na comunicação informal dos falantes de inglês. Um ‘phrasal verb’ é composto de um ‘verbo’ e uma ‘partícula’, que pode ser uma preposição ou advérbio ou os dois. Mas não se preocupe em aprender esses detalhes. Deixe isso para quem quer ser professor de inglês. Aprenda phrasal verbs como blocos lexicais e ponto final.
Vejamos alguns exemplos:

Never give up your dreams.

(Nunca desista de seus sonhos)

Could you please turn off the light?

(Você poderia desligar a luz, por favor?)

  Words + preposition


Assim como na língua portuguesa, muitos verbos pedem uma determinada preposição. Por exemplo, em português, quando dizemos que alguém ‘
gosta de alguma coisa’, precisamos usar a preposição ‘de’. Se você não usar a preposição, seu português soa estranho. Bem, mas esse papo de preposição, de novo, é importante para professores de inglês. Tudo que você quer é falar o idioma e não ser um especialista nele. (Mas se quiser ser um especialista, sugiro que estude o assunto com carinho.)
O importante é você aprender as palavras (seja verbo, substantivo ou adjetivo) já com suas respectivas preposições, se assim o contexto pedir, naturalmente.
Veja exemplos abaixo:

Do you like listening to music? (verb)

(Você gosta de ouvir música?)

She’s not afraid of spiders. (adjective)

(Ela não tem medo de aranhas.)

  Idioms


Nossa língua também é recheada de expressões idiomáticas. Veja algumas: acabar em pizza, andar na linha, bater as botas, engolir sapo, pé na jaca. Uma expressão idiomática tem o seu significado estabelecido pelo grupo de falantes do idioma. Não adianta você saber o significado de cada palavra porque isso não ajuda você a entender o significado do grupo ou bloco de palavras. Os significados individuais de ‘bater’ e ‘bota’ não habilitam um estrangeiro a concluir que a expressão ‘bater as botas’ significa ‘morrer’.
Veja exemplos abaixo:

My grandfather will be 99 tomorrow, but he’s still alive and kicking.

(Meu avô fará 99 anos amanhã, mas ainda ele está com boa saúde.)

Well, I guess it’s time to call it a day. See you all tomorrow.

(Bom, acho que chegou a hora de dar o dia por encerrado. Até amanhã pessoal.)

  Sentence starters


Você não precisa estudar 5 anos de gramática para fazer perguntas do tipo “Do que você gosta de comer?” em inglês. Aprenda a estrutura inicial dessa pergunta e complemente com o que você quiser. Veja “What do you like eating?” A partir daí, faça outras perguntas: “What do you like drinking / reading / watching on TV / etc.?”
Essa é a ideia de ‘sentence starters’, ou seja, estruturas que iniciam frases. Aprenda o início e crie a partir daí.
Veja exemplos abaixo.

1. What do you think about... (love / abortion / marriage)?

(O que você acha sobre .... (amor / aborto / casamento)?)

Do you mind if I... (open the window / smoke in here)?

(Você se importa se eu .... (abrir a janela / fume aqui dentro)?)

  Lexical words


Mas, como nem tudo é perfeito na vida (ainda bem, né?), há palavras que podem ser – e são – utilizadas sozinhas, pois seus significados, no contexto em que se encontram, são suficientes para expressar aquilo que o interlocutor quer dizer. A palavra ‘Socorro” é um bom exemplo aqui. Você não precisa ir além disso. Mesmo em inglês ‘Help”.
Veja outros exemplos abaixo.

Really?

(É verdade?)

Hi.

(Oi.)

Great!

(Fantástico! Ótimo!)

Congrats!

(Parabéns!)

Stop!

(Pare!)

Bye.

(Até logo.)



Como dizer em inglês

How do you say in english?




In a blink of an eye, another year has passed by.

How do you say ‘num piscar de olhos’ in English?

(Num piscar d’olhos, mais um ano passou.)



Léxico gramaticalizado

Grammaticalised lexis



Você não precisa ser um especialista em gramática para falar inglês. Você certamente conhece pessoas que estudaram ou estudam gramática há muitos anos e não conseguem a tão sonhada fluência no idioma. Se tudo que você quer é falar inglês em pouco tempo, concentre-se no aprendizado de blocos lexicais (lexical chunks). Isso é o que vai ajudar você a acelerar sua fluência em inglês.
E quanto à gramática? O que fazer com ela? Deixe o estudo da gramática para quem quer ser professor de inglês. Para você que quer simplesmente falar bem inglês em pouco tempo, trate a gramática como se fosse um bloco lexical também. Aprenda a estrutura básica do conteúdo gramatical que estiver estudando e ponto final. Siga em frente! Por exemplo, você não precisa levar 2 ou 3 anos estudando os 4 tipos de Conditionals (if ....) em inglês. Aprenda ‘If I study, I will pass the test.” (Se eu estudar, eu passarei na prova.) Pronto! Agora, coloque os verbos que quiser para formar outras frases.
Veja mais exemplos abaixo.


Are you ______? (Você é / está ____?)

Are you hungry / thirsty? (Você está com fome / com sede?)

Would you like to ________? (Você gostaria de ________?)

Would you like to go out / to dance? (Você gostaria de sair / dançar?



Dicas de estudo

Study Tips




Aprenda um pouco todo dia.

Crie mini-hábitos para aprender inglês. Não adianta sair do nada e querer estudar 5 horas de inglês por dia. Vá consolidando hábitos aos poucos. Cinco minutos no início passam muito rápido. Você nem percebe. Aos poucos, vá aumentando. E quando você se der conta, já estará estudando 30 minutos por dia. Excelente!